CURSO PARA ARBITRAGEM DE VOLEIBOL


Inscreva-se para o curso de formação para arbitragem de Voleibol que será realizado na 10ª DIRED-Caicó/RN no período de 31 de julho a 02 de agosto, organização da 10ª DIRED e da Federação de Voleibol do RN, ministrado pelo árbitro Fernando Paes, integrante do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Voleibol(CBV).
Inscrições:10ª DIRED e/ou Marcos da EECCAM.

TRIANGULAR EM SÃO JOÃO DO SABUGI


A Equipe Caicoense de Voleibol participou na tarde de ontem, sexta-feira dia 22 de junho, de um Triangular na cidade de São João do Sabuji-RN. Os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Ivonilso Cavalcanti e contou com a presença da equipe de Caicó (1º Colocada); São João (2º Colocada) e Ipueira (3º Colocada).
As homenagens do evento foram para o aniversariante do dia, professor Dão, um incentivador da modalidade naquela região.
Torneios como estes são de grande importância para nossa região, não só pelo fato de serem competitivos e terem um vencedor, mas para que a modalidade seja fortalecida cada vez mais, além de proporcionar aos atletas benefícios para uma melhor qualidade de vida, pois explora diversos movimentos corporais, fortalecimento da autoestima, disciplina, organização e sendo também um meio de socialização.

EVOLUÇÃO:SAQUE VIAGEM SE TORNA UMA DAS MAIS IMPORTANTES JOGADAS DE VÔLEI


O Esporte Espetacular mostrou neste domingo 10/06 a revolução do saque: Como os jogadores conseguem sacar a mais de cem km/h no voleibol?Porque isso esta transformando o esporte?


Pancadas e mais pancadas na bola, é com o saque que se inicia um jogo de vôlei. Sua importância se dá também na hora de repor a bola em disputa, tal qual o arremesso lateral no futebol. Porém o saque rompeu o conceito de inserção da bola em jogo. Hoje ele é decisivo e fundamental para o bom desempenho.
- Cada vez mais as equipes estão procurando um saque forte, o que está decidindo muitos campeonatos - disse Lucão, meio de rede da seleção.


Nos últimos 30 anos, a relação saque x jogador evolui de uma forma exponencial. Aliando os saltos com atletas mais altos e uma abordagem mais forte acertando a bola no ar, a evolução permitiu que a reposição de bola fosse transformada numa arma decisiva nas partidas.
A transformação é tão marcante, que na década de 80, os saques atingiam aproximadamente 40 quilômetros por hora, hoje passam dos 100 km/h. Dados calculados por um especialista em biomecânica.
- O jogador se coloca acima da rede no ponto em que ele bate na bola. Então ele consegue imprimir uma grande velocidade horizontal e ao mesmo tempo vertical, como se fosse uma cortada, mas de uma linha de 9 metros, do fundo da quadra. Isso torna a recepção mais difícil pelo jogador adversário - concluiu o especialista Marcos Duarte.
A mudança do treinamento dos atletas também contribuiu para a chegada desse estágio do saque no esporte. Hoje quem joga vôlei tem mais força e treina sempre a melhor pancada na bola.
- O saque passou a ter um papel fundamental no voleibol moderno. Virou um ataque. - lembrou Giovane Gávio, ex-jogador da Seleção.
O Esporte Espetacular analisou o saque e o cérebro humano. Conferiu o desempenho dos atletas de ontem e hoje numa comparação surpreendente. Mostrando o tempo de percepção do atleta ao enxergar a bola e se posicionar. Biologia, Física e esporte juntos.

GRAND PRIX


A seleção brasileira sabia que os primeiros desafios no Grand Prix não seriam nada fáceis. No primeiro, pelo grupo D, a equipe feminina conquistou uma vitória suada sobre a forte Itália , nesta sexta-feira, em Lodz, na Polônia. O duelo deste sábado era contra as gigantes sérvias. Mais uma vez, o Brasil precisou de cinco sets para vencer a partida. Com destaque para o eficiente bloqueio e para as ponteiras Paula Pequeno e Fernanda Garay, o time do técnico Zé Roberto fez 3 sets 2, parciais de 21/25, 25/18, 25/23, 23/25 e 15/5.
O próximo desafio da seleção brasileira será contra as donas da casa. O time verde e amarelo volta à quadra da Atlas Arena neste domingo para encarar as polonesas às 15h (horário de Brasília).

LIGA MUNDIAL 2012


O Brasil está 100% em casa. Depois de derrotar a Finlândia por 3 sets a 0 na sexta-feira (08.06), a equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu o Canadá, neste SÁBADO (09.06), também por 3 sets a 0 (25/22, 25/17 e 25/11), em 1h17 minutos. Os dois resultados positivos no ginásio Adib Moyses Dib (Poliesportivo), em São Bernardo (SP), foram importantes para que a seleção brasileira masculina de vôlei chegue com mais moral ainda para o terceiro confronto da etapa brasileira da Liga Mundial 2012, neste DOMINGO (10.06), às 10h, contra a Polônia.

Na vitória sobre os canadenses, o oposto Wallace foi, novamente, o maior pontuador do Brasil. O atacante, que havia marcado 14 pontos contra a Finlândia, marcou 13 vezes e saiu de quadra, também, como maior pontuador da partida. 

CONFIRAM OS CAMPEÕES DA 6ª COPA SERIDÓ DE VOLEIBOL


FOI REALIZADO NO PERÍODO DE 02 A 07 DE JUNHO/2012, NO GINÁSIO DE ESPORTES NONOZÃO (ILHA DE SANTANA) a 6ª COPA SERIDÓ ESTUDANTIL DE VOLEIBOL, COMPETIÇÃO ESTA QUE É UMA PROMOÇÃO E ORGANIZADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES. REFERIDA COMPETIÇÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 35 EQUIPES DE ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PRIVADAS DA CIDADE DE CAICÓ, OURO BRANCO, CRUZETA E IPUEIRA, NAS CATEGORIAS: MIRIM MASCULINO E FEMININO, INFANTIL MASCULINO E FEMININO, JUVENIL MASCULINO E FEMININO, SUB 20 MASCULINO E ADULTO FEMININO.

RESUMO FINAL:

MIRIM FEMININO
CAMPEAO: EDUCANDÁRIO SANTA TERESINHA
VICE: E. E. ANTÔNIO ALADIM
MELHOR ATLETA: ANA CLARA ( E.S. TERESINHA)

MIRIM MASCULINO
CAMPEÃO: CUCA
VICE: E. S. TERESINHA
MELHOR ATLETA: LUIZ ( CUCA)

INFANTIL FEMININO
CAMPEÃO: CRUZETA
VICE: E. S. TERESINHA
MELHOR ATLETA: ALICE ( CRUZETA )

INFANTIL MASCULINO
CAMPEÃO: E . S . TERESINHA
VICE: E. E. ANTONIO ALADIM
MELHOR ATLETA: DIEGO ( E. S TERESINHA)

JUVENIL FEMININO
CAMPEÃO: CRUZETA
VICE: E. S. TERESINHA
MELHOR ATLETA:  MARIA TERESA ( E. S TERESINHA) 

JUVENIL MASCULINO
CAMPEAO: EECCAM
VICE: E. E. ANTONIO ALADIM
MELHOR ATLETA: EMANOEL ( EECCAM)

SUB 20 MASCULINO
CAMPEÃO: EECCAM
VICE: E. E. ANTONIO ALADIM
MELHOR ATLETA: JÚNIOR ( EECCAM)

ADULTO FEMININO
CAMPEÃO: IPUEIRA
VICE: MONTE CASTELO (CAICÓ)
MELHOR ATLETA : NILVA ( IPUEIRA).

FOTOS

EQUIPE EECAM SUB 20 -CAMPEÃ


EQUIPE EECAM JUVENIL - CAMPEÃ



EQUIPE EEAA SUB 20 - VICE CAMPEÃ


EQUIPE EEAA JUVENIL - VICE CAMPEÃ


ORGANIZAÇÃO, ARBITRAGEM E PREMIAÇÃO


TORCIDA