O Rio Grande do Norte vai ter um representante na primeira seleção brasileira escolar de vôlei. O potiguar Marcelo Henrique Azevedo, de 14 anos, foi convocado para a Seleção Brasileira Escolar de Vôlei e vai ficar entre os dias 10 a 17 de dezembro no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, na cidade de Saquarema, interior do Rio de Janeiro, com mais de 30 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica.
Ele conquistou junto com os atletas do colégio CEI - Mirassol, a medalha de bronze na edição das Olimpíadas Escolares desse ano, disputada na cidade Poço de Caldas-MG, que reuniu atletas de 12 a 14 anos.
Essa é a primeira convocação para a Seleção Brasileira do jovem atleta, que nunca havia participado de uma competição nacional.
- Fiquei muito feliz com a notícia. Sempre sonhei com isso. Estávamos lanchando no refeitório antes da premiação, quando os representantes do Confederação Brasileira de Vôlei anunciaram a lista com os atletas - conta Marcelo.
Marcelo pratica vôlei há cinco anos e tem no currículo um vice-campeonato na categoria mirim nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Desde que começou no esporte, sonha em ser atleta profissional. A inspiração para praticar a modalidade está no pai, Sr. Jorge, que também jogou vôlei quando jovem. Mas um campeão olímpico é referência para que o potiguar sonhe com muitas 'cortadas' e bloqueios.
Inspiração
- Minha inspiração é meu pai. Mas me espelho muito no estilo de jogo de Murilo, que é campeão olímpico pela seleção brasileira. O modo como ele joga, a disciplina, a dedicação pelo esporte, é legal ver isso num atleta - comenta Marcelo.
A viagem será somente no final do ano e os sonhos do potiguar em disputar um competição nacional e conhecer as estrelas do vôlei brasileiro mexem com a cabeça do jovem atleta.
- A ideia é ficar entre os 12 atletas da seleção, já que foram convocados 18 no total. Sonho um dia em jogar na Superliga, com os melhores clubes do país. Espero aprender muito nesse período lá no Rio de Janeiro e quem sabe me encontrar com os principais atletas da seleção brasileira, como Murilo, Bruninho e o técnico Bernardinho - brinca o atleta.
Comissão técnica tera representante potiguar:
No entanto, Marcelo não vai sozinho para Saquarema. O seu treinador, Rildo Carvalho Flor, também vai participar dessa semana de treinamento com as seleções de base. Ele foi convidado para conhecer as instalações da CBV e aprender um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no esporte.
- Essa participação vai ser muito positiva para o Rio Grande do Norte, porque o vôlei do nosso Estado está muito ruim. Não temos incentivo e esses títulos são conseguidos com muito suor - lamenta Rildo.
O treinador conta que a média de idade do time é de 13 anos, com uma altura que ultrapassa os 1,80 metros. Mesmo assim, as conquistas estão surgindo.
- Nosso time foi o mais jovem do vôlei nas Olimpíadas Escolares. Temos cinco atletas com 14 anos, três com 13 anos e dois com 12 anos. Mesmo com pouca experiência, fizemos um trabalho muito bonito - comemora o professor.
Rildo espera que esse período de treinos em Saquarema possa trazer novidades para o vôlei no RN.
- Esse período de observação dos treinos das categorias de base das seleções, vai trazer um aprendizado diferente para mim, como professor. Espero trazer algo novo, para mexer o vôlei no Estado - finaliza o treinador.